domingo, 11 de setembro de 2016

Greta Friedman, a enfermeira da famosa foto que percorreu o mundo, morre aos 92 anos de vida.

Greta Friedman que disse que foi agarrada e beijada por um homem (marinheiro) em um momento de euforia no dia da Vitoria pelos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, morreu de pneumonia, seu filho Joshua Friedman disse:  A imagem em preto e branco de uma mulher e um marinheiro americano se beijando, foi tirada pelo renomado fotógrafo Alfred Einstaedt em agosto de 1945, após a noticia de rendição do Japão e efetivamente anunciou o fim da l l Guerra Mundial, a fotografia saiu como página inteira na revista Life pouco depois.
No entanto a identidade do casal da foto, um marinheiro e uma enfermeira, foi muito debatida, pelo menos 11 homens afirmaram ter sido o marinheiro e três mulheres incluindo Greta Friedman tinham reinvindicações proeminentes que eram a enfermeira da foto.
Friedman disse que não viu a foto até 1966, quando ela veio em cima de um livro de imagens do sr. Eisentaedt e viu o momento exato que foi imortalizado, foi dito que outra mulher tinha sido identificada como a mulher da foto, mas em 2005 ela disse que não acreditava porque eu sabia o que me aconteceu, é exatamente a minha figura e eu usava o meu penteado especial.
O sr  Eisensted, um foto-jornalista que produziu mais de 2500 histórias e 90 Capas de revistas, não tinha um registro definitivo do homem e da mulher na foto, décadas mais tarde, ela se encontrou com Edith Shaim, uma educadora de infância de Beverly Hills que dizia ser a mulher da foto, o sr.Eisenstaedt morreu em 1995 e a Ms. Shaim em 2010.

A foto serviu como um símbolo da exuberância que os americanos sentiram no final da ll Guerra Mundial, capturando o que muitos viram como um retrato encantadoramente dos Estados Unidos em um momento portentoso da história, e a foto serviu de objeto para inúmeras encenações e homenagens, mas nos ultimos anos, alguns notaram seus tons mais sombrios, em 2012 um escritor argumentou que a imagem retrata não um momento de romance, mas um 'assalto sexual' para os padrões modernos, em uma entrevista com o projeto Histórias dos Veteranos, Friedman disse;
Eu senti que ele era muito forte e estava me segurando apertado, eu não tenho certeza sobre o beijo, Foi apenas alguém comemorando, não foi um evento romântico.                          THE NEW YORK TIMES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário:

  Vamos conversar um pouco sobrê religião, não importa se você pertença a essa ou aquela religião.  O importante é você crer em Deus e ter J...