sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Como fazer uma floresta em pleno deserto?

Pois é, isso parece uma missão impossível para a maioria das pessoas, não é?
Menos para o homem chamado Yacouba Sawadogo que consegui fazer um solo desértico ficar produtivo.
Pois ele desenvolveu uma nova forma de reflorestamento e reaproveitamento do solo do país africano de Burkina Faso, ele sabia que uma terra para ser produtiva, precisa ser bem tratada .
A questão era descobrir um jeito de tratar de maneira certa um solo desértico que havia sofrido erosão por causa do alto índice populacional da região.
Na década de 80, de tanto ver as suas plantações sendo estragadas por causa da terra ruim Sawadogo decidiu colocar em prática um antigo ensinamento conhecido como 'zai', que consiste em fazer sequências de pequenos buracos no chão para depois preenchê-los com adubos e fezes de animais.
Esses pequenos buracos em sequências no chão, são capazes de reter a água das chuvas e manter uma espécie de reserva, e as sementes de arvores ali plantadas, crescem normalmente.
E os terrenos devem ser preparados durante as secas, o oposto do que se imaginariam com um raciocínio lógico, e por isso Sawadogo chegou a ser ridicularizado pelos moradores vizinhos, mas depois de 20 anos as terras de Sawadogo estavam produtivas e ele já tinha uma floresta de 30 hectares com mais de 60 espécies de árvores.
Como as estratégicas de Sawadogo estavam funcionando, ele passou a organizar palestras para ensinar as técnicas a outros interessados, e como suas técnicas funcionavam muito bem, um cineasta Mark Dodd resolveu criar um documentário e narrar a historia do 'Homem que parou o deserto' contando como ele salvou a vida de uma das regiões consideradas as mais desérticas do mundo.
Agora que a sua prática já é divulgada ele tem recebido doações do mundo todo para investir em suas técnicas, como uma outra que leva água dos poços para a terra.
Oxalá o governo brasileiro tomasse conhecimento dessa técnica e a trouxesse para resolver os problemas de seca do nordeste do Brasil. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário:

  Vamos conversar um pouco sobrê religião, não importa se você pertença a essa ou aquela religião.  O importante é você crer em Deus e ter J...