domingo, 13 de janeiro de 2013

- Você sabe o que foi o agente laranja?  Na guerra as vezes as maiores tragédias surgem muito tempo depois do fim das hostilidades.
E assim aconteceu com o agente laranja, um poderoso herbicida usado como desfolhante durante a guerra do Vietnã, o exército norte americano espalhou quase 76 milhões de litros de herbicidas de 1962 a 1971 (fonte Administração dos Veteranos), entre essas substâncias o agente laranja foi o herbicida mais usado: cerca de 42 milhões de litros espalhados entre janeiro de 1965 a abril de 1970.
O agente laranja foi associado a muitos problemas de saúde nos veteranos do Vietnã e nas cidades Vietnamitas, milhares de pessoas morreram em decorrência dos problemas possivelmente causados pela exposição a ele.
O herbicida com seu componente Dioxina é considerado umas das substâncias mais perigosas do mundo (fonte Glaberson), no geral a pulverização em massa do agente laranja foi chamado de ecocídio, devido a devastação que provocou no meio ambiente no Vietnã e na saúde de muitos moradores do País.
O nome Agente laranja tem sua origem nos recipientes nos quais foi armazenado que tinha uma listra laranja, no total os E.U.A usaram 15 herbicidas no sudeste da Ásia, incluindo agente laranja, azul, branco, rosa, roxo e verde, sendo que todos eram misturas de vários herbicidas e desfolhante (fonte Administração dos Veteranos).
O desenvolvimento do agente laranja aconteceu em parte, devido ao trabalho de Dr. Arthur W. Galiston, um botânico que pesquisou os compostos que estimulam o crescimento das plantas, mas depois que o exército norte americano começou a usar o herbicida no Vietnã, Galiston observou os seus efeitos e trabalhou para divulgar os danos que o desfolhante causava as plantas, aos animais, aos ecossistemas e a saúde dos homens e tornou-se um dos principais ativistas contra o uso do agente laranja.
Gradativamente o protesto público contra o seu uso cresceu, os artigos de jornais sobre os efeitos negativos do agente laranja, particularmente contra os sul vietnamistas aliados dos E.U.A, chamaram a atenção do governo.
Cientistas importantes concordaram que a aplicação dos herbicidas, foi um uso imoral de armas químicas (fonte Buckingham).
Quando em 1970, testes científicos mostraram que o agente laranja causava efeitos colaterais nos ratos, o presidente Nixon ordenou que o exército interrompessem a pulverização.   (HowStuffworks)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário:

  Vamos conversar um pouco sobrê religião, não importa se você pertença a essa ou aquela religião.  O importante é você crer em Deus e ter J...