segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

- A Acupuntura no Brasil.  A acupuntura chegou ao Brasil em 1908 pelas mãos dos imigrantes japoneses, todavia permaneceu em âmbito familiar e local (colonias japonesas) até meados da década de 80, quando ainda era foco de preconceito, apontada ao lado de casos de charlatanismos e esoterismos.
A medida que ganhou usuários , a acupuntura passou a ter a sua eficácia reconhecida pela opinião pública em geral e por diversos conselhos profissionais da área da saúde, sendo o primeiro deles o Conselho federal de Fisioterapia e Terapias Ocupacionais em 1985 e o mais recente o de Medicina em 1995.
Apesar da acupuntura estar largamente  difundida no Brasil e contar com a credibilidade de outros profissionais da saúde e cidadãos de diferentes níveis sócio econômico, a profissão de acupunturista ainda não foi regulamentada, atualmente tramita no Congresso Nacional o projeto de Lei 1549/2003, sendo portanto de livre exercicio.
Por outro lado ela já existe na Classificação Brasileira de Ocupações em quatro distintas modalidades; acupunturista, fisioterapeuta acupunturista, médico acupunturista, psicólogo acupunturista, sendo protegida por sindicatos registrado no Ministério do Trabalho.
No que tange ao ensino da acupuntura, até os fins de 2012 apenas 1 universidade registrada no Ministério da Educação e Cultura oferecia cursos de graduação em acupuntura e um pequeno grupo de instituições reconhecidas pela S.E.E. ofereciam cursos técnicos de acupuntura e cursos de especialização.       (Wikipédia)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário:

  Vamos conversar um pouco sobrê religião, não importa se você pertença a essa ou aquela religião.  O importante é você crer em Deus e ter J...