segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

- A Quem pertence os Oceanos?  Essa é uma questão e tanto, nós dividimos o terreno do planeta terra, com guerras, conquistas e colonizações.
Usamos os rios, as montanhas, e continentes inteiros para estabelecer fronteiras geográficas, Os Oceanos porém não possuem características de superfície aparente, é apenas uma imensidão salgada, e como eles estão ligados, eles se transformam em um único Oceano que cobre 71% do planeta.
Por ser tão difícil de dividir, em ultima análise você é um dos donos dos oceanos, você e quase sete bilhões de pessoas que povoam a face da terra, todos nós possuímos os oceanos, e mesmo assim nenhum de nós os possui.
Durante séculos começamos com a era da exploração, quando foram desenvolvidos navios que podiam transportar humanos ao redor do mundo, os governos que representam pessoas como você, o proprietário dos oceanos, concordaram que ninguém possuía os oceanos.
Esse acordo informal é conhecido como a Doutrina da liberdade dos mares, o conceito também é conhecido pelo nome mais romantizado; Lei do mar.
A doutrina concedia direitos exclusivos a porção de 3 milhas que faziam fronteira com os limites de uma nação costeira, essa águas concedidas as nações costeiras, ampliam as fronteiras terrestres delas rumo ao mar, se uma nação estrangeira adentra essas águas de forma beligerante ou sem permissão, isso é equivalente a invasão de território soberano.
 A maioria restante do mar, deve ser partilhada por todas as nações, inclusive aquelas que não tem saída para os mares, para negociações e comércio, uma vez que os oceanos são águas internacionais, se uma nação atacar um navio de outra em alto mar, isto pode ser considerado como um ato de guerra.
Esta condição foi responsável por levar os E.U.A. a duas guerras, a guerra de 1812 e a primeira guerra mundial, Os estados unidos levaram a sério a doutrina de liberdade dos mares e usaram suas forças militares em sua defesa.
Mas também foi os estados unidos que acabaram por enfraquecer a doutrina, quando expandiram de forma unilateral as suas águas costeiras em 1945, passando de 3 milhas a partir do litoral, para uma fronteira de 200 milhas que chegava perto da plataforma continental.
Isso deu inicio a uma onda massiva de apropriações marítimas entre as nações costeiras, e as relações se tornaram tensas entre os países, cujas fronteiras marítimas recém expandidas se sobrepunham. (site: howstuffwork)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário:

  Vamos conversar um pouco sobrê religião, não importa se você pertença a essa ou aquela religião.  O importante é você crer em Deus e ter J...