sábado, 5 de janeiro de 2013

- Acelerador de partículas.  O acelerador de partículas custou mais de 500 milhões de dólares, ele é abrigado por uma construção circular do tamanho de cinco campos de futebol que fica em Oxfordshire na Inglaterra.
Ele também é capaz de produzir um feixe de luz altamente concentrado, 10 bilhões de vezes mais brilhante do que o Sol, essa fonte de luz incrivelmente poderosa e a dimensão tecnológica por trás dela tem muitas aplicações cientificas.
Mas pode ser uma surpresa para você, o fato do Sincroton produzir suas mais importantes descobertas no campo da Teologia.
Cientistas esperam usar a luz do Sincroton Diamond para  'ler' textos antigos que tenham sofrido danos significativos, embora a descoberta de um pergaminho ou manuscrito antigo represente um grande feito para arqueólogos, antropólogos e outros pesquisadores, frequentemente esses textos são muitos frágeis para serem manuseados, são muito apagados ou danificados para serem lidos.
Com o Sincroton Diamond os cientistas esperam contornar esse problema - esse acelerador de partículas permitira que cientistas leiam alguns livros mesmo sem abri-los.
O Sincroton emite um poderoso raio X que quando aplicado num pergaminho, permite que cientistas produzam uma imagem em 3D do texto, com o auxilio de programas de edição de imagens por computador, os cientistas então separam as várias camadas da imagem para reconstruir as páginas do livro ou rolo.
Em alguns casos o texto então pode ser lido, a técnica já foi aplicada com sucesso em textos escritos com tinta ferrogálica, que os escribas começaram a utilizar no século XII, como esses pergaminhos contém ferro da tinta, aplicar raioX resulta na formação de uma imagem de absorção, distinguindo traços da tinta do pergaminho.
Uma técnica semelhante pode ser usada em partes do pergaminho do Mar Morto, os quais os pesquisadores ainda não abriram por medo de danifica-los, quando o processo de ler textos for melhorado, poderá ser usado para ler uma grande variedade de livros e manuscritos, cuja decifração seja dificil por conta das suas condições precárias.
Muitos textos antigos são escritos em pergaminhos feito de pele seca de animais, com o tempo o colágeno no pergaminho torna-se gelatina, causando a sua deterioração, os cientistas podem usar o Sincroton Diamond para descobrir quanto o colágeno de um pergaminho se tornou gelatina e o nível de deterioração do pergaminho.
Eles também esperam desenvolver novos conhecimentos  sobre como preservar manuscritos e recuperar os que são considerados perdidos pelos efeitos do ambiente e do tempo.
A poderosa  fonte de luz do Sincroton Diamond, emite muitos tipos de luz, permitindo que pesquisadores produzam imagens de objetos em nível atômico.  (site:howstuffwork)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário:

  Vamos conversar um pouco sobrê religião, não importa se você pertença a essa ou aquela religião.  O importante é você crer em Deus e ter J...