sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

- As flores de Darwin.   A maioria das pessoas estão familiarizada com as atividades de Charles Darwin e sua famosa jornada a América do Sul. Ele fez algumas de suas mais importantes observações  em em Galápagos onde cada uma das vinte e tantas lhas suportam uma subespécie de tentilhão perfeitamente adaptada para alimentar-se em seu ambiente exclusivo. Mas poucas pessoas sabem alguma coisa sobre os experimentos de Darwin depois que ele retornou a Inglaterra, os quais alguns deles concentram-se em Orquídeas. Como Darwin cultivou e estudou várias espécies de orquídeas nativas, ele percebeu que as formas intrincadas das orquídeas eram adaptações que permitiam que as flores atraíssem insetos que levariam o pólen para as flores próximas.  Cada inseto estava perfeitamente modelado e designado para polinizar um único tipo de orquídea, da mesma forma que os bicos dos tentilhões  de Galápagos eram modelados para preencher um nicho especifico.
Tome como exemplo a orquídea Estrela de Belém, que armazena néctar no fundo de um tubo de 30 cm de comprimento. Darwin viu esse desenho e previu que existia um animal compativel, de fato em 1903, cientistas descobriram que a mariposa esfingídea ostentava uma longa trompa, ou nariz, apropriado para alcançar o fundo do tubo de néctar da orquídea.  Darwin usou os dados que coletou sobre as orquídeas e seus insetos polinizadores, para reforçar sua teoria de seleção natural das espécies. Ele argumentou que a polinização cruzada produzia orquídeas mais aptas a sobreviver que as orquídeas produzidas pela autopolinização, uma forma de endogamia que reduz a diversidade genética e consequentemente a sobrevivência da espécie. E assim três anos depois de descrever pela primeira vez a seleção natural em ' Na Origem das Espécies'  Darwin sustentou o moderno modelo da evolução com uns poucos experimentos com flores.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário:

  Vamos conversar um pouco sobrê religião, não importa se você pertença a essa ou aquela religião.  O importante é você crer em Deus e ter J...