sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Vejam essa: Um biólogo argentino prediz o clima estudando as formigas ( e acerta)

Jorge Finardi prediz o clima através das formigas, ele estuda os seus movimentos, registra, os compara e chega a conclusão: Por exemplo; Amanha a tarde choverá. e acerta.
Como funciona o seu método de analises?
Ele determinou o grau de atividades das formigas em uma escala de 1 a 10, para fazer essa escala tem que ter em conta a quantidade de interações entre as formigas, o número de formigas 'involucradas', o tipo e o tamanho da carga que levam, e a classe das formigas.
E de que maneira isso se relaciona com o clima, mas atividades é indicativa de chuvas?
Em parte sim, mas depende da carga que levam, por exemplo; quando as formigas levam palitos e 'barritas' é porque tem que fortalecer o formigueiro, porque se aproxima chuva e frio, Quando levam cereais, vem frio, porque o cereal fermenta dentro do formigueiro e produz calor.
Para as altas temperaturas por outro lado, os tuneis são embalados; as formigas começam a abrir 'chaminés' que são buracos dispersos  dentro do formigueiro, as quais podem ter metros de profundidade, quando isso acontece uma onda de calor está chegando.       
Como você se tornou interessado no assunto?
Fazem 3 anos que eu passava horas observando as formigas e todo tipo de inseto, por outro lado a minha profissão me ajudou a aprofundar estas questões e também para conversar com as pessoas idosas que vivem na zona rural, e com paciência eu comecei a estudar as formigas, no começo eu introduzia as formigas num terrário para observa-las, mas elas se comportam de um modo estranho, devido ao isolamento, agora eu uso uma câmera.

























Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário:

  Vamos conversar um pouco sobrê religião, não importa se você pertença a essa ou aquela religião.  O importante é você crer em Deus e ter J...