sábado, 11 de junho de 2016

Um pouco de conhecimento: A Guerra do Vietnã.

Hoje é sábado então vamos falar um pouco sobre o Vietnã, um dos mais populosos país asiático, com 87 milhões de habitantes, sua capital Ho Chi Min era chamada de Saigon até 1975, ano em que terminou a Guerra do Vietnã.
O Vietnã foi invadido por diversos países ao longo da sua história, a ultima invasão ocorreu no final da década de 50 pelos Estados Unidos, ocorrendo um conflito armado que durou 16 anos de 1959 até 1975, quando os Estados Unidos foram, devido as circunstâncias, obrigados a deixar aquele país.
A guerra começou em 1954quando, independente da França, o país se dividiu em dois: O Vietnã do Norte e o Vietnã do Sul, o Vietnã do Norte comunista invadiu o Vietnã do Sul capitalista e aliado dos Estados Unidos, depois ao vencer a guerra o Norte unificou o país, sob um regime comunista de forte influência soviética.
Nessa guerra as tropas norte-americanas contaram com o apoio de soldados da Nova Zelândia, Austrália e Coreia do Sul, ao todo morreram 58 mil soldados norte-americanos e acredite se quiser de três a quatro milhões de vietnamitas, a guerra nos seus vinte anos de duração, teve a participação de 2,7 milhões de soldados norte-americanos.
Os 'famosos' Vietcongue (Vietcong) é um termo usado para designar os guerrilheiros sul vietnamitas da Frente Nacional de Libertação, um organismo de ideologia comunista armado pela União Soviética.
 Na época dessa guerra, mais de 500000 norte -americanos fugiram dos Estados Unidos, para não serem recrutados para lutar no Vietnã, os norte-americanos no geral eram contra essa guerra, que foi uma guerra custosa, sangrenta e divisiva, em que os Estados Unidos usaram um agente químico chamado agente laranja, que era para desmatar as florestas em que os soldados vietnamitas usavam para se esconder, mas que causou danos em formações dos futuros bebês,  a força aérea também lançou 6,7 milhões de toneladas de bombas sobre o Vietnã e seus aliados mais 1,4 milhão de toneladas, esse montante corresponde a mais do dobro do volume de bombas lançadas pelo Reino Unido e E.U.A. em operações na Europa  e no Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial, a principal arma que está associada até hoje a guerra do Vietnã é o fuzil AK-47, ela foi usada pelo exército do Vietnã do Norte e pelas guerrilhas do Sul e ela se transformou na arma revolucionária preferida em todo o mundo.
Os Estados Unidos acabou por fim deixando a guerra e aquele país, sem fazer o que realmente pretendia, Na foto ilustrativa aparece uma guerrilheira vietcongue e médicos atendendo os feridos dentro de um dos muitos encharcados que há no país.
E.U.A. e Vietnã normalizaram as suas relações em 1995 e anunciaram um acordo amplo em 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário:

  Vamos conversar um pouco sobrê religião, não importa se você pertença a essa ou aquela religião.  O importante é você crer em Deus e ter J...