quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Cinco dicas para se proteger do vírus zica.

A relação dos casos de microcefalia (cérebro menor que o normal) com o ziika vírus deixou  gestantes e mulheres que querem engravidar apreensivas, não é para menos, o próprio ministro da saúde disse que quem quiser ter um filho agora deve redobrar os cuidados.
O vírus zika é transmitido pelo mosquito de dengue e também tem sintomas parecidos com as da doença endêmica, embora mais suaves, A casos em que a febre zica, como ficou conhecida, nem apresenta sintomas, os sintomas se resumam a febre, náuseas, dores e manchas pelo corpo que desaparecem em até cinco dias.  
Zika e dengue são vírus diferentes, embora tenham manifestações perecidas, o zika tem uma estrutura genética mais parecida com o vírus da rubéola do que com a dengue, e a gente sabe que a rubéola causa má formação e aborto, afirma Èrico Arruda, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia.
Não há tratamento para o zica, assim como a dengue, o doente é curado com remédios para a dor, febre e hidratação, a falta de um exame especifico para detectar o zica, dificulta o diagnóstico, afirma Arruda.
Em todos os casos aqui vai cinco dicas para se proteger:

Evite a proliferação do mosquito em casa.

Retire o excesso de água nos vasos com plantas e evite acumular garrafas, copos e pneus no quintal, limpe periodicamente o reservatório de água da geladeira.

Prefira usar roupas de mangas longas e calças.

Use roupas que cubram o máximo do corpo, como calças e camisas de mangas compridas, elas evitam o contato do mosquito com a pele.

Use repelentes a vontade.

Passe repelentes pelo menos três vezes ao dia em todo o corpo, reponha se molhar a pele ou suar muito.

Use telas nas janelas da casa.

use telas nas janelas e evite deixar portas abertas de manha e a tarde para evitar que o mosquito entre em casa.

Mobilize os vizinhos.

Não adianta acabar com todos os possíveis criadouros da casa se o vizinho não faz o mesmo, mobilize a vizinhança, seja chamando para uma reuniãozinha, ou seja no bate boca, para ter a certeza que todos estão tomando os mesmos cuidados.
M.O.- Temos que todos tomar os mesmos cuidados.                                                                UOL


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário:

  Vamos conversar um pouco sobrê religião, não importa se você pertença a essa ou aquela religião.  O importante é você crer em Deus e ter J...