sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Um Natal, passado há cem anos.

Em 1914 em plena Primeira Guerra Mundial, no dia de natal, houve uma trégua entre os soldados alemães e britânicos, um cessar fogo total.
Esse fato foi divulgado em documentários, em filmes, e até em temas musicais, mas agora descobriram também uma carta que um soldado inglês escreveu a sua família.
O oficial Alfred Dougan Chater escreveu dentro de uma fria trincheira da frente ocidental, uma carta para a sua mãe onde ele descreve que no dia de natal  houve um espontâneo cessar fogo entre os soldados alemães e britânicos, um momento fugaz de humanidade nesta guerra que custou a vida de milhões de pessoas. 'Creio que hoje tenha apreciado um dos espetáculos mais extraordinários que vi na minha vida. eram mais ou menos 10 horas da manha quando eu estava encostado num parapeito, quando vi um soldado alemão agitando os braços e saindo de sua trincheira, vindo para perto de nós soldados britânicos.
E seguindo os relatos de Chater, as forças britânicas se prepararam para atirar nos alemães, mas logo viram que eles vinham desarmados, então um dos nossos homens foi ao seu encontro e logo no terreno que havia as trincheiras se encheu de soldados e oficiais que se cumprimentavam dando as mãos desejando um feliz natal, trocaram cigarros e autógrafos e alguns tiraram fotos, e juntos enterraram os corpos dos soldados alemães e britânicos que morreram na troca de tiros depois jogaram até uma partida de futebol.
Infelizmente a trégua não durou muito tempo e Charter foi ferido gravemente três meses depois, mas sobreviveu para casar-se com a sua noiva, vindo a falecer tempos depois (em 1974)  na Inglaterra.
A publicação dessa carta foi de acordo feito entre a empresa de serviço postal do Reino Unido e a família de Charter, e chega uma semana depois de ter acontecido uma partida de futebol jogada entre alemães e britânicos na cidade britânica de Aldershot em comemoração a trégua que aconteceu em plena primeira guerra mundial, no dia natal de 1914.
-Oxalá os homens tenham sido evoluídos o suficiente para nunca mais acontecer uma guerra entre os povos-    


 

    

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário:

  Vamos conversar um pouco sobrê religião, não importa se você pertença a essa ou aquela religião.  O importante é você crer em Deus e ter J...