terça-feira, 5 de agosto de 2014

Papeis da antiga cientista Polonesa ainda são radioativos.

Coleções de algumas bibliotecas precisam de equipamentos especiais para serem observados, tais como luvas e salas climatizadas, para proteger os itens de possíveis agressões (involuntárias ou não), porém nas coleções pertencentes a Pierre e Marie Curie na Biblioteca Nacional da França acontece o contrário, ou seja, quem deve ser protegido é o visitante.
Isto porque depois de mais de cem anos muitos dos materiais da Marie Curie, seus papéis, cadernos, seus móveis e até mesmo os seus livros de receitas ainda são radioativos e aqueles que desejam abrir as caixas revestidas com chumbo que contém os seus manuscritos, devem faze-lo com roupas de proteção, depois de assinar um termo de responsabilidade.
Os estudos de Curie com seu marido Pierre Curie, levaram a descoberta dos elementos químicos; polônio e radio, após a morte de Pierre com o desenvolvimento dos raios-X, ela morreu de leucemia em 4 de julho de 1934, decorrente da exposição maciça a radiações durante seu trabalho.
E os seus papeis vão continuar com radioatividade durante muito tempo ainda, isso porque o isótopo mais comum de rádio, o rádio-226, tem uma vida média de 1601 anos, então se fores conhecer a Biblioteca Nacional de Paris para conferir esse material, com certeza vai precisar do traje especial  de proteção.
                                                                                M.C.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário:

  Vamos conversar um pouco sobrê religião, não importa se você pertença a essa ou aquela religião.  O importante é você crer em Deus e ter J...