quarta-feira, 2 de julho de 2014

A China vai a lua.

Os chineses fazem estudos para a futura colonização da lua, eles acabam de realizar um teste de 105 dias de um protótipo do sistema de suporte de vida da sua ´primeira base lunar.
Neste projeto, um homem e duas mulheres, foram trancafiados durante pouco mais de três meses num habitat de 160 metros quadrados, instalado na Universidade de Pequim, o experimento foi concluído no dia 20 de maio e agora os chineses confirmam que tudo transcorreu conforme as expectativas.
Pode parecer uma coisa pouco sofisticada, considerando que astronautas e cosmonautas passam meses e meses 'trancafiados' na Estação Espacial Internacional desde o ano 2000, mas esse caso é bem diferente,
O sistema chines, apropriadamente batizado de Lunar Palace 1 (Palace é um acrônimo para Permanente Astrobase Life-support Artificial Closed Ecosystem) é fechado, o que isso quer dizer? Em essência que o ar e a água são reciclados por mecanismos internos, e a tripulação também produz seus próprios alimentos.
Nesse sentido é um sistema muito mais sofisticado que o da ISS, onde ar, água e alimentos são constantemente reabastecidos a partir de Terra para a manutenção da habilidade, a ideia é que o habitat chines composto por três módulos seja auto-sustentável.
Dos três módulos, dois são dedicados ao cultivo.
De plantas iluminadas artificialmente que veio a maior parte da alimentação dos tripulantes, como fonte adicional de proteína, os chineses também cultivavam...minhocas e quem experimentou diz que elas tem gosto de batata frita, seja qual for o sabor, elas são uma ótima fonte de proteínas.
A produção interna respondeu por 55% do total consumido, os 45% restante foram abastecidos de fora e consistiam predominantemente em carne, segundo a  CMSE, Engenharia Espacial Tripulada da China.
O oxigênio era produzido pelas próprias plantas e a água era inteiramente reciclada, fezes viraram adubo e por aí foi.
Com o sucesso inicial, a ideia é ir sofisticando o sistema, para testes em ambiente espacial-- primeiro em órbita terrestre e futuramente na Lua.                                F.S.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário:

  Vamos conversar um pouco sobrê religião, não importa se você pertença a essa ou aquela religião.  O importante é você crer em Deus e ter J...