sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

- Senta a Pua, primeiro grupo de aviação e caça brasileiro da segunda guerra mundial.  Criado em 18  de dezembro de 1943, sob decreto 6123, assinado então pelo Presidente Getúlio Vargas, a unidade tinha como comandante o Major Nero Moura, a partir dai foi aberto o voluntariado na FAB, para a constituição do pessoal que iria lutar em campos de batalhas na Itália.
Entre os voluntários, 32 foram recrutados por Nero Moura em 03 de janeiro de 1944 para a escola tática, em Orlando, Florida, e o restante do contingente segui via aérea para Albrook Field, Panama, onde aguardariam o Comandante com os pilotos.
Após a chegada do comandante, todos foram para a base aérea de Aguadulce, onde iniciaram o treinamento como unidade (terra - ar) com os caças P40.
Nessa base no dia 11 de maio de 1944 o grupo começou a fazer missões de defesa no canal do Panamá, foram feitos cerca de cem saídas em missões de interceptação.
Em 22 de junho de 1944, terminado o curso de Caça em Aguadulce, o grupo foi até Albrook em via terrestre, embarcando dia 27 de junho, em um navio de transporte americano, que os levou ao porto de Nova York, desembarcando no dia 4 de julho.
Seguindo em barcaças pelo rio Hudson até o campo Shank, ali permaneceram 48 horas de quarentena, na manha do dia 16 o contigente partiu em um trem até Suffolk Long Island.
Em Sulffolk foram apresentados ao P- 47-Thunderbolt, esse caça na época era o que tinha de mais moderno a USAF, e marcou época no teatro de operações da Europa e do Pacifico.
Em 18 de setembro de 44, a unidade embarcou no navio UST Colombie com destino a Itália, chegando no porto de Livorno em 6 de outubro, partindo imediatamente para a base de Tarquinia.
Após os primeiros dias gastos na base com a instalação do acampamento armando barracas de lona, foi passado o controle operacional ao 350th Fighter Group, operando com a denominação 1s Brazilian Fighter Squadron.
O Senta Pua iniciou suas operações em 31 de outubro de 1944.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário:

  Vamos conversar um pouco sobrê religião, não importa se você pertença a essa ou aquela religião.  O importante é você crer em Deus e ter J...