sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

- Rolling Stones. Pedras não andam, isso todo mundo sabe, pelo menos do modo como se movem os animais, porém uma combinação de fatores pode ser o responsável pelo curioso fenômeno das pedras que se movimentam, e um dos lugares  mais famoso em que isso acontece é no Racetrack Playa no Vale da Morte, Califórnia.
Há por lá dezenas de pedras acompanhadas por enormes rastros que indicam as suas trajetórias, o mais estranho é que ninguém nunca conseguiu observar a 'corrida' em ação, então alguns cientistas foram a Racetrack Playa determinados a resolverem esse enigma.
A primeira hipótese levantada foi de que o vento estaria empurrando as pedras, já que no local são registrados correntes de até 240 Km/h, porém essas condições não são capazes de deslocar rochas de até 300 Kg  como as mais pesadas encontradas no Vale da Morte.
Então se descobriu que a água que desce das montanhas, com o efeito do derretimento da neve, umidifica e cria gelo na base das pedras durante a noite.
Desse modo com o atrito reduzido, o vento se torna mais eficiente e assim as pedras podem 'andar' e deixar seus rastros no solo em que alguns chegaram a ter 1 Km.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário:

  Vamos conversar um pouco sobrê religião, não importa se você pertença a essa ou aquela religião.  O importante é você crer em Deus e ter J...